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Você sabe o que precisa fazer para vender mais?


Post de Claudio Diogo em 2/09/14 | Comenários: 0

Para suportar as constantes viagens, sempre torço que alguém com bom temperamento e bagagem sente-se ao meu lado no avião para me ensinar algo que eu não saiba, pois tenho necessidade de aprender coisas novas.

Num destes voos que faço entre os Estados Unidos (onde moro atualmente) e o Brasil, tive a oportunidade de fazer valer as oito horas de voo.

Eu já estava feliz com a poltrona ao meu lado vaga; imaginava me esticar um pouco quando meu companheiro de voo entrou na aeronave. Com uma surrada calça jeans, um moletom púrpura de marca nenhuma e uma careca super reluzente, ele percorreu o corredor, encaixou uma pequena mochila de pano no bagageiro, pediu licença e sentou-se ao meu lado.

vender maisMe resignei e continuei a ler meu livro do mês: “Buddhism for Busy People” (Budismo Para Pessoas Ocupadas). Porém, logo ele disparou:

– Bom livro, você vai gostar. O autor é um australiano muito legal.

– Porque você acha que vou gostar dele?

– Porque fala sobre o essencial. Todos precisamos do essencial.

– Essencial?

– Sim, o essencial, fazer o que deve ser feito. Todos sabemos o que precisamos fazer para sermos felizes, tanto que evitamos pensar nisso. Acabamos focando nosso tempo nas desculpas para não fazer o que deve ser feito. Tenho certeza que você sabe exatamente tudo que deve fazer para ser feliz. Concorda?

Como quem cala consente, calei. E meu silêncio foi a deixa para ele continuar, enquanto cobria-se com o cobertor da companha aérea.

– Nos ocupamos uma boa parte do tempo com as dificuldades, e não com a ação. Esta é a essência: fazer o que deve ser feito. Simples assim.

E recostou-se na janela, fechando os olhos com um leve sorriso.

Pronto, a lição daquele dia eu tinha aprendido.

Aprendido, não. Reaprendido!

VOCÊ SABE O QUE PRECISA FAZER PARA VENDER MAIS?

Como líder de equipes de vendas por muito tempo, relembrei que os maiores campeões de vendas que conheci foram os que faziam exatamente o que deviam fazer para vender mais.

Se analisarmos que o sucesso em vendas está no conhecimento profundo dos produtos e do mercado, na prospecção inteligente e estratégica, na captação constante de novos clientes, na demonstração de produtos incansavelmente preparada, na negociação exaustivamente estruturada, no fechamento estratégico da venda, no processo constante e diário de manutenção de clientes, etc…  nos perguntamos: a maioria dos vendedores faz tudo isso de forma plena, inteligente e constante? Estes fundamentos da venda são desconhecidos? 

O essencial em vendas, também, não é fazer o que deve ser feito?

Há vários anos, como consultor, acompanho o mercado, e as pessoas imaginam que eu ouça os pedidos mais complexos dos líderes que me procuram.

Que nada; convivo com o lamento destes líderes que clamam que suas equipes façam “o que elas devem fazer”. 

Talvez um dos maiores desafios da liderança de vendas seja o mais simples: desafiar as pessoas para que elas exerçam o seu melhor e façam o que devem fazer para conseguir o sucesso.

E vale lembrar que o sucesso é ser feliz. Simples assim.

claudio-diogo-06Depois de trocar cartões com meu colega de voo, descobri que ele além de monge budista, tinha escrito um livro junto com o autor que eu estava lendo.

Me encantei com a simplicidade da lição.

Simples? O simples é fazer.

Claudio Diogo

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