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Reuniões improdutivas nunca mais


Post de Claudio Diogo em 30/01/13 | Comenários: 0

Reuniões estão no topo da lista dos vilões da produtividade dentro das empresas. Encontros que acontecem sem objetivos bem definidos e envolvem todos os colaboradores (mesmo aqueles que não fazem parte do projeto debatido) são prejudiciais a todos e geralmente não agregam nada a ninguém.

No caso de vendedores, uma ferramenta pode ser bastante útil para que o profissional conduza o encontro com o cliente de forma mais produtiva.

A Declaração de Acordo

A lista de informações que o vendedor deve preparar antes de suas reuniões com os clientes contém os seguintes itens:

1) Características do negócio, participação de mercado, tendências e concorrentes;

2) De quem e como o cliente compra produtos parecidos com o que o vendedor está oferecendo. O que ele considera? Preço, entrega, etc.);

3) Quais as preocupações e necessidades atuais da empresa do cliente?;

4) Como é a relação dele com produtos como os que o vendedor vende?;

5) Qual e onde se localiza o nível de exigência de qualidade desse cliente?;

6) Quais soluções/produtos ele já utilizou com sucesso no histórico da empresa dele?

Mais informações importantes para conduzir reuniões

mercado brasil(1)A revista Mercado Brasil fez uma entrevista com Claudio Diogo sobre o assunto. Clique na imagem para ler a edição na íntegra. A matéria está na página 44.

“No planejamento anual/mensal da empresa você já precisa destinar data e horário para reuniões importantes, principalmente as reuniões que inciam ou encerram projetos”

Veja também:





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