Quer aprender a vender mais?
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
FECHAR

Por que é tão difícil mudar e por onde devo começar?


Post de Claudio Diogo em 22/07/14 | Comenários: 0

Como Psicóloga, tenho claro que as pessoas são movidas por dois princípios básicos: 

  • Princípio do prazer
  • Princípio da realidade 

O princípio da realidade caracteriza-se pelo adiamento da gratificação, ou seja, é quando as pessoas conseguem esperar para receber a recompensa. Esse princípio opõe-se ao princípio do prazer, que conduz o indivíduo a buscar o prazer e evitar a dor sem restrições.

A dor nós evitamos, por princípio básico, mas se não fizermos nenhum esforço para sair da situação que nos encontramos não conseguimos obter resultados melhores. E quando conseguimos sair da zona de conforto, mudamos e geramos RESULTADOS.

Já o princípio de prazer é o que buscamos, mas nos mantêm na mesma condição. Sem esforço, nem aprendizado – não há resultado. Nada se modifica.

mudança

A fórmula é simples:

  • DOR + AÇÃO = MUDANÇA/RESULTADO
  • PRAZER + ESTAGNAÇÃO = MESMA SITUAÇÃO/VAZIO

Faz parte do amadurecimento normal do ser humano aprender a suportar a dor e adiar a gratificação. Ao fazer isso, o indivíduo passa a reger-se menos pelo princípio de prazer e mais pelo princípio de realidade.

Controlar a gratificação, superar obstáculos e respeitar o princípio da realidade são exigências do mundo real e também das consequências dos nossos próprios atos. As pessoas devem encontrar seu caminho para a sobrevivência através do princípio da realidade, porque a busca do prazer é o que todo mundo quer, mas não nos tira da zona de conforto e não nos torna seres humanos melhores.

Sair da zona de conforto sempre dá trabalho, mas é removendo barreiras que provocamos mudanças e nos aproximamos de nossos objetivos.

Woman changing reality

Diria que é praticamente impossível mudar sem ter que enfrentar nenhum tipo de barreira, obstáculo ou dificuldade. Os desafios fazem parte do processo.

É como uma corrida ou prova de esforço físico, não é fácil chegar ao final, sempre bate o cansaço, a vontade de desistir, de abandonar a dificuldade, mas a recompensa e a sensação de vitória no final sempre são prazerosas e positivas. É necessário muito treino, boa alimentação, horas suficientes de sono, enfim, planejamento, adequação de ritmo e muitas vezes mudança do estilo de vida. Mas novamente, é a única forma que temos de obter resultado e de mudarmos o que não está funcionando.

Você se lembra da sensação quando conseguiu alcançar um desafio ou conquistar uma vitória?

  1. nos tornamos mais felizes e satisfeitos conosco
  2. enchemos o nosso ego de energia e nossa autoestima transborda
  3. passamos a querer mais, a buscar mais, queremos ser ainda melhores
  4. reforçamos as nossas capacidades e habilidades
  5. nos tornamos ainda mais eficazes. 

As pessoas nos perguntam: nossa, você está tão bem? Mudou alguma coisa em você? Foi o seu cabelo?

Na realidade não mudamos nada fisicamente, mudamos a nossa capacidade de ver a vida e de conquistar objetivos.

Nos tornamos mais capazes, mais firmes em direção as nossas metas, ao que somos capazes de realizar. E acredite, as pessoas passam a nos ver de outra maneira, a nos respeitar mais! E assim nos sentimos melhores, mais capazes e mais perto de atingirmos nossas metas e nossos objetivos.

anaartigas-1Esses ganhos são benefícios que obtemos quando realizamos mudanças e fazemos algo efetivo.

E aí, que tal mudar?

Em meu próximo artigo, falarei sobre 10 passos que podem te conduzir à mudança. Aguarde e confira!

Ana Artigas





0 comentários em "Por que é tão difícil mudar e por onde devo começar?"

Deixe seu comentário!

Comentar