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VAREJO -5 fatores que podem fazer suas vendas de Natal serem um desastre


Post de Claudio Diogo em 24/10/14 | Comenários: 0

Todo ano, nessa época, percebo os varejistas entusiasmados com os grandes dias que estão por vir. E não é pra menos. Estamos falando do Natal, o melhor período do ano para as vendas de boa parte do varejo.

No entanto, da mesma forma que vejo essa animação tradicional nos últimos três meses do ano, percebo uma grande ressaca no início de todo ano novo. Isso porque muitos vendedores e gestores do varejo acreditam que o Natal vende sozinho.  E é nessas horas que alguns erros clássicos que varejistas cometem ficam escancarados.

Meus amigos, o Papai Noel não vai vender por vocês.  A falta de preparo e planejamento pode podem (e vão) transformar o seu Natal em um verdadeiro pesadelo.

Mas é para isso que estamos aqui Seguindo nossa missão de ajudar pessas e empresas a vender mais e melhor reunimos os cinco grandes motivos que podem fazer suas vendas de Natal serem um desastre:

1. FALTA DE TREINAMENTO PARA A EQUIPE DE VENDAS

O fim do ano chegou e você não orientou sua equipe para as vendas dessa época. E pior, esperou o Natal chegar para perceber que precisa de mais vendedores. Nesse cenário, o que acontece é o seguinte: além de não estarem preparados para conseguir identificar oportunidades de vendas, seus profissionais estarão sobrecarregados de trabalho – não conseguiram trabalhar direito e seus clientes ficarão insatisfeitos.

2. FALTA DE PLANEJAMENTO DO ESTOQUE

Suas vendas estão a mil, os pedidos chegando sem parar. Você já começa a calcular o lucro, as comissões e até faz planos para um Natal gordinho. De repente, percebe que os produtos acabaram porque você não preparou o estoque para o aumento das vendas no Natal. Lá se vai pelo ralo o “extra” que estava imaginando. Além disso, os clientes que não puderam comprar com você por conta da falta dos produtos talvez não voltem nunca mais.

vendas de natal no varejo

3. FALTA DE ORGANIZAÇÃO DA LOGÍSTICA

Esse é mais um daqueles problemas silenciosos que, se você não se prevenir antes contra ele, só vai percebê-lo quando a bomba já tiver estourado. Não importa o quanto você venda, se você não estiver preparado para entregar no prazo combinado, irá perder cada um dos clientes que conquistou – prejudicando as vendas e a reputação de sua empresa. Pense que o seu atraso pode significar para alguém um Natal sem presentes. Esse é um tipo de prejuízo moral, que vai além do financeiro, e não é nada fácil de ser recuperado.

4. DESCUIDO COM AS VENDAS PÓS-NATAL

Você achou que depois do dia 25 de dezembro tudo voltaria ao normal. Na semana pós-Natal, vários clientes o procuraram para trocar seus presentes. Sua equipe de vendas não estava preparada para isso, os clientes tiveram que esperar muito para serem atendidos, gerando irritação e desconforto. Conseguiu imaginar a situação? Nada agradável, certo? Esse é  mais um dos cenários gerados pela falta de planejamento.

5. DESLEIXO NA DECORAÇÃO

Seu concorrente investiu em árvores de Natal, contratou um Papai Noel, decorou a loja, colocou músicas natalinas e você achou que ele estava exagerando. Por conta disso, as pessoas entraram mais na loja dele, levaram as crianças para passear e, consequentemente, acabaram comprando mais. E você aí achando que esse negócio de ambientação não tem tanta importância assim, hein…

Todas as situações que descrevi acima parecem verdadeiros pesadelos, certo? Para lhe aterrorizar, digo, alertar ainda mais, quero que você saiba no que esses desastres vão resultar:

 

INSATISFAÇÃO DO CLIENTE

Se você não orientar sua equipe e não verificar se precisará de mais profissionais, seus clientes ficaram insatisfeitos porque não serão bem atendidos e/ou porque terão que esperar demais. Além disso, aqueles que vierem trocar produtos verão os vendedores à sua frente ficarem como baratas tontas sem saberem o que fazer.

PERDA DE OPORTUNIDADE DE VENDAS

Novamente, a falta de preparação e orientação de sua equipe de vendas fará com que ela deixe passar diversas oportunidades de negócios. Não saberão como aproveitar as diversas chances de vendas que surgem no Natal – seja na compra dos presentes ou na troca.

PERDA DE CLIENTES

Imagine começar 2015 com o pé esquerdo, com menos clientes que você tinha em 2014. Pois é isso que vai acontecer se você não se planejar para evitar as cinco situações que listei anteriormente. A insatisfação e a falta de preparo vão afugentar seus atuais clientes e garantir a má fama de sua empresa, fazendo com que seus potenciais consumidores fiquem bem longe de você.

 

claudiodiogo-2Aposto que você não imaginava como o não planejamento poderia prejudicar não só as vendas como os negócios de sua empresa como um todo.

Mas, não precisa entrar em desespero. Nem tudo está perdido! Existe luz no fim do túnel!

No meu próximo post eu vou dar dicas de como evitar todas essas situações horríveis e garantir um Natal dos sonhos para suas vendas. Aguarde e acompanhe aqui no blog!

Claudio Diogo

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