Quer aprender a vender mais?
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
FECHAR

Não confunda Coaching com: Treinamento, Terapia ou Mentoria


Post de Claudio Diogo em 11/04/14 | Comenários: 0

Se alguém lhe perguntasse hoje “O que é o Coaching?”, você saberia responder com precisão? Talvez sua resposta seja sim, mas será que ela está correta? Muita gente confunde Coaching com outros processos, principalmente com treinamento, terapia e mentoria.

Para esclarecer de vez essa dúvida, vou começar explicando o que é o Coaching e depois vou falar sobre terapia, treinamento e mentoria, apontando as principais diferenças entre eles. Assim, você vai poder definir o que é melhor para você.

Vamos lá?

COACHING

O Coaching tem um objetivo específico de ajudar o profissional a se desenvolver e atingir determinadas metas. Embora exista o “Coaching de vida”, na maioria das vezes o Coaching tem foco em carreira e trabalho.

coaching

As metas podem ser: organizar um projeto anual, conquistar um novo cargo, bater as metas da área, vender mais etc. O importante é saber que o Coaching sempre é desenvolvido com base em um objetivo específico.

Agora vou explicar melhor os processos que NÃO são Coaching, esclarecendo o que separa esses conceitos do Coaching. Isso vai ajudá-lo a entender melhor cada um desses temas.

TERAPIA

A terapia trata de questões emocionais e que têm ligação com outras pessoas da sua vida. Geralmente, no processo terapêutico, você fala muito dos filhos, pais, do seu cônjuge e de outras pessoas que estão diretamente relacionadas a você.

E aí já vemos uma grande diferença com o Coaching, pois além de não tratar de fatores emocionais, no Coaching você fala pouco das outras pessoas. Você pode falar do seu líder, da sua equipe e, eventualmente, de algumas pessoas da sua família. Mas o foco é você e o seu caminho até o objetivo que quer atingir.

terapia

Além disso, a terapia também trata de coisas do passado. Ela analisa a sua história de vida para entender por que você é do jeito que é, por que ficou bravo em determinada época, enfim, ela busca motivos e traumas que explicam seu contexto atual.

Já o Coaching, trata do presente e do futuro.

Eu costumo dizer que com o Coaching você sai do seu estado atual para o estado desejado. Então, é sobre o que eu estou fazendo agora e aonde eu vou chegar que falamos. Não mexemos no passado – a não ser que seja para pegar referências positivas  do que aconteceu de bom com o profissional e pode respaldar seu crescimento.

 TREINAMENTO

O treinamento tem o objetivo de ensinar a fazer algo. Seja com conceitos, dinâmicas, exercícios práticos ou tarefas. Se você faz um treinamento de “técnica de vendas”, por exemplo, o treinador não vai ficar questionando “o que é vendas para você?”. Ele vai lhe ensinar processos e técnicas já estabelecidos, e apontar os resultados disso.

Por isso, o treinamento é tão diferente do Coaching, que instiga a pensar, a resolver. Funciona assim: o treinamento é focado em dar respostas, já o Coaching lhe condiciona a buscar e a desenvolver sua própria resposta, seu próprio conceito, suas próprias técnicas.

treinamento

Ambos, treinamento e Coaching, têm suas vantagens e benefícios, mas é preciso saber aplicá-los no contexto certo, levando em conta o objetivo a ser alcançado.

MENTORIA

Na maioria das vezes, o mentor é alguém de dentro da própria instituição, que vai lhe dar dicas de como crescer dentro daquela empresa, naquela carreira ou função.

Serão dicas baseadas na experiência dele, no sentido de “faça isso ou não faça aquilo porque comigo funcionou assim”.

mentoria

Normalmente, essa é a função de um diretor, gerente ou supervisor – pessoas que estão acima do seu cargo hierárquico, e que vão lhe dar uma direção. Uma das principais diferenças aqui é que, assim como no treinamento, o mentor vai lhe dizer o que fazer – o que, como explicamos no tópico anterior, não acontece no Coaching.

Uma outra coisa que difere bastante a Mentoria do Coaching é que geralmente o mentor é alguém de dentro da organização, e o Coach é contratado de fora. Existe, é claro, o Líder Coach, mas isso é assunto para outra hora…

Ficou mais claro? Entender a diferença entre cada um desses conceito é muito importante para saber quando é o melhor momento para buscar cada um deles.

Para ajudar a esclarecer ainda mais, sugiro a leitura desses três artigos:

anaartigas2Espero que tenha ajudado e, precisando de Coaching ou treinamento, é só entrar em contato conosco.

Sucesso!

Ana Artigas

PS: Nas próximas semanas continuaremos nosso bate-papo sobre Coaching. Aguarde artigos repletos de dicas e novidades!

Se interessou pelos benefícios do Coaching e quer saber mais para incluir esse processo no seu desenvolvimento profissional? Conheça o trabalho de Ana Artigas clicando aqui. Precisando de mais informações entre em contato conosco pelo e-mail contato@tekoare.com ou pelo telefone (41) 3343-2819.

 





0 comentários em "Não confunda Coaching com: Treinamento, Terapia ou Mentoria"

Deixe seu comentário!

Comentar