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Egocentrismo aplicado a vendas


Post de Claudio Diogo em 5/06/14 | Comenários: 0

Uns dias destes fui convidado para ministrar um workshop para uma empresa líder no mercado de informática e tecnologia.

E como líder, ela era copiada pelos concorrentes em preço e linha de produtos. Assim, a equipe precisava de subsídios para poder trabalhar com isso.

Na van que me levou do aeroporto ao resort estavam os técnicos e a diretoria de criação da matriz americana. Aproveitei a oportunidade e perguntei qual o foco para conseguirem desenvolver produtos tão inovadores e que encantam os cientes. “É pesquisa? É fazer produtos pensando no cliente?”, perguntei.

Surpreendentemente, o diretor me respondeu:

– Nada disso. Somos um bando de egocêntricos, trabalhamos pelo nosso próprio prazer.  

egocentrismo e vendas

O grupo todo riu e ele começou a me explicar…

A própria criação dos produtos nos encanta a tal ponto que transforma-se em divertimento puro. Nos sentimos extremamente estimulados quando nos propomos a criar produtos que possam ajudar pessoas e mudar o mundo. É magico você ter a capacidade de transformar a vida das pessoas.

Se fôssemos fazer o que as pessoas nos pedem, jamais as encantaríamos ou surpreenderíamos alguém. 

Trabalhamos por nós mesmos. Nosso foco é fazer coisas que nos divirtam, fascinem e mudem o mundo. Não é algo egocêntrico?

Imediatamente os convoquei para o meu workshop; eles tinham que explicar isso às equipes de vendas. Elas precisavam ter a mesma alma.

LIÇÕES DE VENDAS DA EMPRESA EGOCÊNTRICA

Durante estes últimos 30 anos de contato com equipes comerciais sempre tive a certeza de que profissionais que saem de casa em busca de uma causa conseguem muito mais resultados.

Se aquela equipe de criadores tivesse ouvidos só para o cliente só os satisfaria – e isso é pouco.

Os clientes não pediram os celulares, os tablets, a Coca-Cola ou Mickey, tudo isso foi fruto de gente que queria mudar alguma coisa no mundo.

Quando profissionais de vendas se utilizam de todo seu conhecimento sobre o produto, sobre o mercado e sobre o cliente para propor um fato ou uma situação muito valorosa para ele e seus objetivos finais; isto é vender valor.

claudiodiogo-1E é disso que os clientes precisam.

O workshop foi um sucesso, afinal, eu decidi me divertir surpreendendo e encantando meus clientes.

Claudio Diogo

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