Quer aprender a vender mais?
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
FECHAR

Descubra como aumentar seu lucro sem vender mais


Post de Claudio Diogo em 16/10/14 | Comenários: 0

Estavam viajando para Bagdá Malba Tahan e seu amigo Beremiz Samir quando encontraram, perto de uma antiga moradia meio abandonada, três homens que discutiam acaloradamente a partilha de um lote de camelos. Eles gritavam possessos, furiosos:

— Não pode ser!

— Isto é um roubo!

— Não aceito!

O inteligente Beremiz procurou informar-se do que se tratava.

— Somos irmãos — esclareceu o mais velho — e recebemos como herança esses 35 camelos. Segundo a vontade expressa de meu pai, devo eu receber a metade, o meu irmão Hamed Namir uma terça parte, e ao Harim, o mais moço, deve tocar apenas a nona parte. Não sabemos, porém, como dividir dessa forma 35 camelos. A cada partilha proposta, segue-se a recusa dos outros dois, pois a metade de 35 é 17 e meio! Como fazer a partilha, se a terça parte e a nona parte de 35 também não são exatas e não podemos dividir um camelo em partes?

— É muito simples — atalhou Beremiz, o “homem que calculava”. — Me encarregarei de fazer com justiça essa divisão, se permitirem que eu junte aos 35 camelos da herança este belo animal do meu amigo Malba Tahan, que em boa hora aqui nos trouxe.

Neste ponto, Malba Tahan interveio na questão:

— Não posso consentir em semelhante loucura! Como poderíamos concluir a viagem se ficarmos sem o nosso camelo?

— Não te preocupes com o resultado, ó “bagdali”! — replicou Beremiz, em voz baixa. — Sei muito bem o que estou fazendo. Cede-me o teu camelo e verás, no fim, a que conclusão quero chegar.

Tal foi o tom de segurança com que ele falou que Malba Tahan não teve dúvida em entregar-lhe o belo animal, que imediatamente foi reunido aos 35 ali presentes, para serem repartidos pelos três herdeiros.

— Vou, meus amigos — disse ele, dirigindo-se aos três irmãos — fazer a divisão justa e exata dos camelos, que são agora, como veem, 36.

E voltando-se para o mais velho dos irmãos, assim falou:

— Deve receber, meu amigo, a metade de 35, isto é, 17 e meio. Receberá a metade de 36, ou seja, 18. Nada tem a reclamar, pois é claro que saiu lucrando com esta divisão.

Dirigindo-se ao segundo herdeiro, continuou:

— E tu, Hamed Namir, devia receber um terço de 35, isto é, 11 e pouco. Vai então, receber um terço de 36, isto é, 12. Não poderá protestar, pois você também saiu com visível lucro nesta transação.

E disse, por fim, ao mais moço:

— E tu, jovem Harim Namir, segundo a vontade de seu pai, devia receber a nona parte de 35, isto é, 3 e pouco. Vai receber agora um terço de 36, ou seja, 4. O seu lucro foi igualmente notável. Só tem a agradecer-me pelo resultado.

Numa voz pausada e clara, concluiu:

— Pela vantajosa divisão feita entre os irmãos Namir — partilha em que todos os três saíram lucrando — couberam 18 camelos ao primeiro, 12 ao segundo e 4 ao terceiro, o que dá um total de 34 camelos. Dos 36 camelos sobraram, portanto, dois. Um pertence, como sabem, ao Malba Tahan, meu amigo e companheiro. Outro, por direito, a mim, por ter resolvido a contento de todos o complicado problema da herança.

— É muito inteligente, ó estrangeiro! — confessou, com admiração e respeito, o mais velho dos três irmãos. — Aceitamos a partilha, na certeza de que foi feita com justiça e equidade.

E o astucioso Beremiz — o “homem que calculava” — tomou logo posse de um dos mais belos camelos do grupo, e disse ao Malba Tahan, entregando-o pela rédea o animal que lhe pertencia:

— Poderás agora, meu amigo, continuar a viagem no teu camelo manso e seguro. Tenho outro, especialmente para mim.

COMO AUMENTAR O SEU LUCRO

lucro vendas lucratividade

Já conseguiram decifrar o que o Beremiz Samir fez?

Eficiência é conseguir, a partir dos mesmos recursos, obter resultados diferentes e melhores. Sem dúvida o “homem que calculava” conseguiu ser eficiente. E você, tem sido eficiente nas suas vendas?

Percebi ao longo de diversas consultorias e treinamentos que a busca pelo melhor resultado consiste em vender mais, ou seja, aumentar o volume de negócios para que o “giro” gere o crescimento do lucro.

Será que essa é realmente a melhor alternativa?

Peço que tenha muito cuidado ao avaliar estrategicamente essa ação, pois normalmente o resultado que se obtém a partir dessa estratégia é um aumento considerável de trabalho e desgaste das equipes de vendas associado a um aumento pífio na lucratividade da operação.

Isso acontece porque grande parte dos vendedores convencionais utilizam a redução das suas margens de lucro para pulverizar as vendas e ganhar capilaridade – esse é o que podemos chamar de “modelo de trabalho PADRÃO”.

Beremiz Samir foge o padrão por pensar de maneira diferente e rápida. Com isso, dobrou seu patrimônio em poucos minutos, com pouco trabalho e ínfimo gasto de energia.

Uma excelente opção é buscar fazer o mesmo em vendas.

Equipe_Tekoare___Diego_RochaO melhor e único caminho para fazer isso é vender com maior margem de lucro – menos descontos e maior receita. Sim, essa é a “dica”, mesmo vendendo a mesma quantidade de produtos que normalmente vende, com uma equipe capacitada e bem treinada quanto às técnicas de vendas, os descontos serão menores e em muitos casos deixarão de existir, aumentando ainda mais a receita e consequentemente a lucratividade proporcionada pela produção do seu time de vendas.

Seja o “Beremiz Samir” das vendas, ajude as pessoas e proporcione lucro de maneira inteligente para a sua empresa.

Diego Rocha

Uma equipe de vendas cheia de “Beremiz Samir” pode fazer toda a diferença para os seus resultados. Contrate as palestras e treinamentos da Tekoare e forme esse time! (41) 3343-2819/contato@tekoare.com





0 comentários em "Descubra como aumentar seu lucro sem vender mais"

Deixe seu comentário!

Comentar