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Como se relacionar com seu cliente por e-mail


Post de Claudio Diogo em 23/09/14 | Comenários: 0

buisnessman with tablet pc and envelopeEle surgiu há mais de 40 anos e foi evoluindo junto com a rede mundial de computadores. Mas foi somente nos anos 90 que chegou aos usuários comuns e, conforme a internet foi se popularizando, ele também foi alcançando cada vez mais adeptos, chegando até às empresas. Estamos falando do correio eletrônico – o famoso e-mail.

Apesar de ser um “senhor” comparado a ferramentas mais “jovens”, como mídias sociais e aplicativos, por exemplo, o e-mail ainda é sim eficiente e muito importante na comunicação entre marcas e seus públicos.

Neste artigo, vou apresentar as melhores maneiras de utilizá-lo no relacionamento com seu cliente. Confira a seguir as dicas para vender mais e melhor usando o e-mail:

CONVERSE COM SEU PÚBLICO – ESTABELEÇA UMA RELAÇÃO COM ELE

Atualmente, o e-mail compete com uma infinidade de ferramentas que exercem basicamente sua função principal: a troca de mensagens via internet. Porém, o e-mail ainda guarda características fundamentais que o fazem ser único e especialmente eficiente. A principal característica que faz do e-mail um sucesso é a capacidade de desenvolver um diálogo e uma relação direta por meio da troca de informações direcionadas e específicas. Você pode comparar da seguinte maneira: se nas mídias sociais você conversa em público, no e-mail, a conversa é particular.

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Essa “privacidade” dá um tom todo especial à comunicação. Pense nisso na hora de desenvolver o conteúdo dos e-mails que irá enviar para seus clientes. Preocupe-se não só com a linguagem, mas também com a forma como irá falar com eles. Imagine a sequência de e-mails como uma conversa, um vai dando continuidade ao outro e, dessa forma, você vai desenvolvendo uma relação de construção de aprendizado e conhecimento com seu consumidor. Ah, e não esqueça que em um diálogo os dois lados falam. Dê espaço e incentive que seu cliente também participe da conversa enviando respostas com opiniões, sugestões e dúvidas.

OFEREÇAS INFORMAÇÕES ÚTEIS E COM QUEM VOCÊ SE COMUNICA POR E-MAIL

A web 2.0 fez da internet uma grande biblioteca, onde todos podem ter acesso a informações sobre praticamente tudo. O que é muito bom, pois democratizou o acesso e a disseminação do conhecimento. Mas no que se refere à relação entre empresas e consumidores, isso oferece uma vantagem ao e-mail. Por ele ser direcionado e específico, dá a possibilidade de você oferecer a seu cliente informações que os outros não poderão ter acesso. Use o e-mail como um canal para envio de conteúdo e ofertas exclusivas. Isso fará com que seu público sinta-se privilegiado e especial.

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Lembre-se também que ninguém quer conversar com alguém que só sabe falar de si mesmo. Mais que um meio para falar de sua empresa, use o e-mail para oferecer informações que ajudem o seu consumidor. Desde de sugestões sobre como utilizar os produtos e/ou serviços que você vende, até dicas para ele aprimorar suas atividades diárias por meio de suas soluções.

CONSTRUA UMA BASE DE CONTATOS QUALIFICADA

A tecnologia – e principalmente a web – mudou drásticamente a lógica da comunicação entre as empresas e seus consumidores. Antes, os clientes só ouviam; hoje, querem participar da conversa e, além disso, querem escolher que tipo de conteúdo terão acesso. É fácil entender isso se compararmos os meios antigos e os novos meios de comunicação. Pense o seguinte: o consumidor não tem escolha entre assistir ou não um comercial, porém ele tem o poder de escolher qual marca seguir no Facebook e, também, de quais empresas ele quer receber e-mail.
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Por isso, um dos principais erros na comunicação por e-mail é utilizar bases de contatos de pessoas que você não faz ideia de quem sejam, de consumidores que não têm relação alguma com sua empresa. Uma base qualificada é aquela construída pelo próprio público. Disponibilize no seu site, em sua empresa, em sua loja a possibilidade de o cliente se cadastrar para receber informações por e-mail. É o atestado do consumidor dizendo que tem interesse em sua marca e quer saber mais sobre ela, e é a maneira mais certeira de atingir o público certo.  

claudio-diogo-06Siga essas dicas e comprove na prática que o e-mail, se bem utilizado, ainda permanece como uma poderosa ferramenta para uma comunicação eficaz e para a construção de um relacionamento sólido com seu público.

SUCESSO!

Claudio Diogo

O mercado de vendas evoluiu com a evolução da tecnologia e do mundo. E as palestras de Claudio Diogo acompanham essas evoluções. O palestrante, que está nos Estados Unidos justamente para poder levar aos profissionais de vendas as dicas mais atualizadas, pode estar na sua empresa nos próximos meses, falando com seus vendedores e ajudando-os a vender mais e melhor. Saiba mais sobre essa possibilidade telefonando para (41) 3343-2819, escrevendo para contato@tekoare.com ou preenchendo o formulário abaixo

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