Quer aprender a vender mais?
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
FECHAR

Como se preparar para enfrentar as sazonalidades do mercado


Post de Claudio Diogo em 24/01/13 | Comenários: 0

sazonalidade-vendasSão poucos os setores da economia que não sofrem com os efeitos da sazonalidade. Enquanto alguns mercados batem recordes de vendas a cada fim de ano, outros têm os primeiros meses como os maiores responsáveis pelas receitas.

Ou seja, é comum ver empreendedores e vendedores dizendo que “esse mês tradicionalmente não é bom para nós”. Mas ao invés de lamentar o cenário, por que não buscar formas de reverter esse quadro?

Dicas práticas para lidar com os efeitos da sazonalidade

  • Sazonalidade não é desculpa, é falta de planejamento: conheça a fundo seus clientes e perfis de compra, as peculiaridades do mercado e crie estratégias criativas para impulsionar os períodos ruins.
  • Pense como os ursos: Faça uma boa gestão do estoque para não sofrer com a falta de produtos nos períodos de alta demanda e para não ter perdas com excesso de estoque nos tempos de baixas.
  • Antecipe as necessidades de seus clientes: Lembre-se dos restaurantes e das oficinas. O que você pode fazer para evitar que a maioria dos seus clientes comprem no mesmo período?
  • Venda produtos atemporais: se você vende trajes de praia, terá muitas dificuldades durante o inverno no sul do Brasil, por exemplo. Se essa lógica se encaixa em seu negócio, que produtos você pode começar a vender para superar essa adversidade natural de seu segmento?

Empreendedores e vendedores não podem ser ingênuos e acreditar que terão mercado o ano todo. Tudo se resume a ter uma boa estratégia para lidar com os efeitos da sazonalidade.

Claudio Diogo

Sofre com este e outros problemas e precisa aumentar suas vendas? Treinar melhor sua equipe pode ser uma solução. Motivá-los com palestras cheias de conteúdo e lições é outra. Ou, talvez, o que você precise seja uma consultoria para fazer uma análise completa da sua empresa e encontrar caminhos escondidos para o sucesso. Nesses três caminhos a Tekoare pode te ajudar. Entre em contato conosco pelo telefone 41-3343-2819 ou pelo e-mail contato@tekoare.com que, juntos, descobriremos o que você realmente precisa.





0 comentários em "Como se preparar para enfrentar as sazonalidades do mercado"

Deixe seu comentário!

Comentar