Quer aprender a vender mais?
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
FECHAR

Como o Coaching pode ajudar seus relacionamentos profissionais


Post de Claudio Diogo em 21/08/14 | Comenários: 0

Conhecimento, autogerenciamento, boa comunicação, liderança, foco… Todo esses são fatores fundamentais para o sucesso.

Mas nessa lista ainda está faltando algo imprescindível para quem deseja ser bem sucedido, se destacar e crescer em sua área de atuação: BOM RELACIONAMENTO INTERPESSOAL.

Saber lidar com as pessoas é uma das chaves para ser um profissional acima de média.

Sabendo disso, hoje vou mostrar de que maneira o Coaching pode ajudar a aprimorar a maneira como as pessoas se relacionam.

Mas, ATENÇÃO: não estamos falando de qualquer tipo de relacionamento. Relações pessoais em geral são melhores analisadas e tratadas na terapia. O Coaching trata apenas dos relacionamentos profissionais.

(Para saber a exata diferença entre “Coaching” e “Terapia”, CLIQUE AQUI e confira um texto que explica o que é e para que serve cada um deles)

E COMO O COACHING AJUDA NOS RELACIONAMENTOS PROFISSIONAIS?

Em meus processos de Coaching, instigo os profissionais a serem mais empáticos, a se colocarem mais no lugar do outro. E isso contribui de maneira significativa para melhorar as relações dentro das empresas.

Business hanshake

O Coaching pode ajudar nos relacionamentos profissionais principalmente quando há algum conflito, algum embate. Como Coach, meu papel é fazer o cliente ver a situação de todos os ângulos, e analisar principalmente seu próprio comportamento dentro dessa relação.

Perguntas que ajudam nesse processo:

  • Qual foi sua participação nisso?
  • O que você fez que poderia ter sido diferente?
  • Como você agiu e de que maneira isso poderia ter sido melhor trabalhado? 

Veja cinco situações que demandam uma gestão de conflito e que o Coaching pode ajudar a resolver:

 1. COMPETIÇÃO ENTRE AS PESSOAS

Pode ser uma competição hierárquica ou dentro de uma mesma equipe – quando um quer aparecer mais que outro, por exemplo. Essa competição excessiva geralmente vem acompanhada de medo, insegurança e ansiedade, e isso complica muito o relacionamento entre as pessoas.

2. RECURSOS ESCASSOS

Quando há, por exemplo, falta de computadores, falta de informação, de pessoas – ou seja, falta de algo que dificulte o trabalho. Nessas situações, muitas vezes os profissionais sentem-se perdidos e incapazes, o que reflete diretamente no relacionamento interpessoal.

3. DIVERGÊNCIA DE PONTO DE VISTA

Essa é clássica: um quer uma coisa, o outro quer outra, assim começa o processo de discussão e ninguém consegue negociar.

4. FALTA DE AUTONOMIA/LIBERDADE

É bem comum no relacionamento entre líderes e seus liderados. O profissional quer fazer de um jeito (do seu jeito) e o líder fala pra ele fazer de outra maneira. A falta de autonomia e de liberdade começa a gerar um conflito entre esses profissionais e sua relação fica prejudicada.

5. DIFERENÇA NATURAL

Alguns conflitos acontecem por diferenças naturais das pessoas – sexo, religião, cultura, etc. Essas diferenças geram contradições de opiniões e pontos de vista, o que também pode gerar discussões, pois um não consegue entender as diferenças do outro.

Solução do Coaching para todos esses cinco problemas de relacionamento:

OLHAR PARA SI MESMO.

A principal característica do Coaching é a autoavalização. Fazer um autoquestionamento faz com que o profissional cresça internamente, que se responsabilize pelo relacionamento com o outro.

Quantas vezes você já viu pessoas que não se entendiam e que sempre falavam como o outro estava errado, como o outro agia, o que o outro fazia? O trabalho do Coaching é justamente fazer com que o profissional deixe de procurar justificativas nas atitudes dos outros e passe a prestar atenção em si mesmo, em quais são suas responsabilidades, de que maneira seu próprio comportamento influencia em seu relacionamento com os outros.

Por meio do Coaching, o profissional consegue entender por que aquela situação está acontecendo e como ELE mesmo pode lidar com isso da melhor maneira em busca de uma solução que seja boa para todos.  

Sucesso!

anaartigas-1

ANA ARTIGAS

Está passando por algum desses problemas em sua empresa e quer resolvê-lo? Entre em contato conosco pelo telefone (41) 3343-2819 ou pelo e-mail contato@tekoare.com para saber mais sobre o Coaching que desenvolvemos aqui na Tekoare. A solução para o seu problema pode ser mais fácil do que você imagina.





0 comentários em "Como o Coaching pode ajudar seus relacionamentos profissionais"

Deixe seu comentário!

Comentar