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[VAREJO] Como ir (muito) além do óbvio e vender mais neste Natal


Post de Claudio Diogo em 29/10/14 | Comenários: 0

SeNatal você leu meu artigo sobre os 5 fatores que podem fazer suas vendas de Natal serem um desastre, talvez tenha entrado em desespero se seu caso encaixa-se nos erros que apontei por lá (se ainda não leu, clique aqui e confira).

Hoje, porém, vim falar sobre um cenário mais bonito, mais promissor, dando o caminho certo a seguir para quem não quer arruinar as vendas de Natal.

Nessa época, as vendas aumentam naturalmente. Mas não é por isso que você pode ficar aí sentado esperando seus clientes virem até você.

É preciso saber como vender e como aproveitar o Natal para aumentar seu faturamento e conquistar clientes para o ano inteiro. Ah, e já adianto: só colocar um gorro de Papai Noel não vai fazer seus clientes quererem comprar presentes com você.

Veja a seguir minhas dicas para ir além do óbvio e garantir um Feliz Natal de verdade para o seu negócio:

PLANEJAR RIMA COM FATURAR

time5Pensar no Natal só em dezembro é uma falha que muitos cometem. Se você quer aproveitar ao máximo o clima do Natal para aumentar seu faturamento, precisa planejar com antecedência tudo o que vai fazer para que esse objetivo seja alcançado.

O planejamento precisa abranger vários aspectos do seu negócio. Entre três os principais, destaco:

Planejamento de equipe:

  •     Como você vai preparar sua equipe para o aumento do movimento?
  •     Precisará contratar novos profissionais para suprir a demanda?
  •     Seus vendedores realmente conhecem seus produtos e quais necessidades eles atendem?

Planejamento de estoque:

Ao planejar corretamente o estoque você pode atender com eficiência seus clientes, entregando aquilo que eles buscam. Verifique a saída de produtos do ano passado para entender o que precisa comprar a mais. Além disso, fique atento às tendências do seu mercado para saber o que estará em alta no Natal, garantindo que o presente que seus clientes irão querer comprar esteja na sua loja.

Planejamento de logística:

Planejar a logística para a entrega de produtos no Natal é a melhor decisão que você pode tomar AGORA. Da mesma forma que aumentam as vendas, aumentam as entregas. Verifique como foi o movimento dos Natais anteriores para entender o que você pode melhorar e como fazer isso. Uma dica é: caso você não tenha estrutura própria para atender a alta demanda, contrate um serviço terceirizado para não deixar seus clientes sem os presentes.

christmas41UM TOQUE DE NOEL

Que tal seus vendedores serem verdadeiros Papais Noéis, ajudando seus clientes a presentearem as pessoas que amam e ainda contribuindo para o crescimento de sua loja?

Para isso, é preciso dar um toque de Noel em suas ações. E isso quer dizer que tudo deve girar em torno do verbo “presentear”. Você sabia que quase 70% das pessoas não consideram preço como fator determinante de compra na hora de escolher o presente de Natal de quem amam? Use isso a seu favor!

Uma sugestão é aproveitar para vender o seu mix de produtos de forma conjunta. Monte kits com itens relacionados e prepare embalagens bonitas – isso aumenta o valor agregado da venda e, além de vender mais produtos, seu faturamento também cresce.

santa21QUEM COMPRA UM PRESENTE, COMPRA DOIS, TRÊS…

Ainda usando a “lógica Noel”, uma chave para vender mais nesse Natal é entender que, nessa época, o objetivo principal dos seus clientes é presentear. Então, quando um cliente estiver comprando em sua loja, lembre que ele tem mais de uma pessoa para presentear. E se ele puder comprar tudo em um só lugar? Converse com seu cliente para entender de que maneira poderia ajudá-lo a presentear mais de uma pessoa. Você vai facilitar a vida dele e ainda contribuir para o aumento de suas vendas.

O MELHOR PRESENTE PARA O SEU NEGÓCIO: MAIS CLIENTES 

businessman99Já que todo mundo está ganhando presente no Natal, que tal seu negócio também ganhar? O melhor presente, nesse caso, seriam mais clientes. Para garantir que aquelas pessoas que compraram de você no Natal voltem durante o ano, você precisa realizar ações para fidelizar esses consumidores. Algumas dicas:

  •     Garanta que seu novo cliente saia da sua loja extremamente satisfeito
  •     Premie indicações que seus novos clientes fizerem
  •     Premie indicações que seus novos clientes fizerem
  •     Cadastre todos os clientes que entram na sua loja neste período do ano
  •     Programe ações de contato com os novos clientes para os próximos dias, semanas e meses

money71A TROCA QUE VENDE

Uma maneira inteligente de aumentar suas vendas nesse Natal é enxergar as trocas muito além de uma simples troca, mas sim como uma oportunidade de negócio. Basta ter uma visão além do valor do produto. Exemplo: se o cliente não gostou do que ganhou, ele chega falando que quer trocar por algo do mesmo valor. Mas será que você deve focar só no valor? Conheça o cliente, entenda o que ele gosta e mostre aquilo que irá satisfazer suas necessidades e desejos. Se você oferecer o que ele realmente quer, ele não vai se importar em pagar um valor a mais. Além disso, é uma grande oportunidade de negócio para ele também, já que o valor excedente pode nem chegar a metade do valor real.

Então, lendo essas dicas, agora você sabe que é possível, sim, aproveitar o Natal não só para vender mais como também para fortalecer seu negócio.

Fique atento que, em breve, vou divulgar uma GRANDE NOVIDADE que vai LHE AJUDAR AINDA MAIS, com DICAS PRECIOSAS PARA FAZER O MELHOR NATAL DE TODOS OS TEMPOS PARA AS SUAS VENDAS. 

Aguarde!

 

Claudio Diogo

 

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