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Como fazer uma boa palestra ou apresentação


Post de Claudio Diogo em 6/02/13 | Comenários: 0

DSC_0368_lp_smallSe você lidera uma equipe, fazer palestras ao seu time é algo que faz parte de sua rotina. Seja para cobrar resultados, apresentar as próximas metas ou sugerir melhorias, apresentações recorrentes se fazem necessárias à rotina de todo líder. E sua equipe espera isso de você.

Da mesma forma, se você é vendedor e visita prospects com frequência para apresentar produtos ou serviços ser um bom palestrante também é uma de suas obrigações.

Foi pensando nisso que escrevi este artigo. A intenção é compartilhar um pouco de minha experiência como palestrante de vendas. Já foram mais de 600 palestras ao longo de 15 anos percorrendo o Brasil e América Latina.

Como preparar uma boa palestra?

As primeiras perguntas que você deve se responder antes de criar sua palestra são:

Qual é a causa que você vai defender?

O que você quer que as pessoas aprendam?

Qual é o seu objetivo na apresentação?

Esta preparação prévia é importante porque as pessoas só conseguem acreditar em algo ou alguém quando percebem que o palestrante está defendendo uma causa.

Quando o palestrante consegue transmitir a causa que defende o público passa a enxergá-lo de uma maneira diferente: como um defensor de algo muito forte. E é aí que você surpreende e encanta.

DSC_0128_lpDomine o tema de sua apresentação

Antes de mais nada, uma boa palestra é construída a partir do domínio completo sobre o assunto que você vai falar. Quer um exemplo?

Conheço pessoas que dizem sentir calafrios só de pensar em falar em público, mas se eu falar para elas algo como “seu filho é muito feio”, elas vão na hora me rebater, não importa se estivermos apenas nós dois ou perante uma multidão – simplesmente porque o filho é uma grande causa para elas.

Portanto, quando você tem uma causa em que acredita e domina você é capaz de se impor e ter a auto-confiança necessária para conduzir com maestria uma palestra para uma grande audiência ou uma apresentação para poucas pessoas.

Se você precisa apresentar um produto a um grupo de prospects, por exemplo, é sua obrigação saber:

O que ele pode proporcionar ao público que está falando?

Que problemas ele pode resolver?

Como exatamente ele fará isso? (Exemplos)

O que a falta dele pode causar de problemas?

Dica prática

A técnica do 5W2H pode ser bastante útil no planejamento da sua palestra. Elas consiste em encontrar respostas para as seguintes perguntas aqui já traduzidas do original em inglês:

* O que

* Quando

* Onde

* Quem

* Por que

* O que

* Quanto

DSC_0128_lpConheça muito bem o público

Algumas perguntas sobre o público também deve ser respondidas do planejamento prévio de sua apresentação:

* Quem são as pessoas para quem você vai falar?

* O que elas precisam ouvir?

* Como elas preferem receber a mensagem?

* O que eu quero que elas entendam?

* Quais são as expectativas delas com a minha apresentação?

* Quais são as minhas expectativas?

* Que ferramentas, técnicas, mídias, exemplos e conceitos vai utilizar na apresentação?

Quando você conhece bem a si mesmo e aos receptores da sua mensagem você consegue construir a ponte que liga você ao público.

Tendo esse conhecimento você saberá se e que tipos de slides serão mais eficientes, se exibir trechos de filmes é uma boa opção, se contar piadas é uma boa ideia e assim por diante.

Quem é você, palestrante, o que você quer e quais são as suas expectativas na apresentação?

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