Quer aprender a vender mais?
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
FECHAR

Cinco reflexões sobre Motivação em Vendas


Post de Claudio Diogo em 27/05/14 | Comenários: 0

Muitas vezes nos sentimos desanimados no trabalho, as vendas não vão para frente, o desempenho não é o dos melhores… Nesses momentos, parece que nos falta a tal da “motivação”. Mas, o que está por trás dessa motivação que tanto queremos? Como ela pode surgir?

reflexoes_motivacao

Para ajudar você a entender melhor esse processo, separamos cinco reflexões sobre motivação em vendas, inspiradas em artigos que escrevemos sobre o assunto. Clique nos links dos títulos para saber mais sobre cada tópico.

1 – MOTIVAÇÃO VEM DE DENTRO

motivar - Claudio Diogo - TekoareUm dos principais erros que as pessoas cometem em relação à motivação é achar que ela é algo que outras pessoas poderão passar.

Nada disso.

A motivação é algo que vem de dentro de cada um. Motivação é igual a motivo + ação. Ou seja, é ter um motivo muito forte que o leve à ação. Então, a ação (ou a pessoa cheia de atitude) é a consequência do motivo.

Se você ainda não encontrou o motivo pelo qual você levanta da cama todos os dias e vai trabalhar, talvez seja isso que falta para ser uma pessoa com mais atitude. As pessoas que têm um motivo muito forte conseguem um maior volume de realizações profissionais e pessoais.

Saiba mais lendo o artigo “Você sabe o que realmente é motivar?”

2 – É PRECISO IR ATRÁS DOS DESAFIOS (E NÃO FUGIR DELES)

business challengePessoas motivadas estão sempre em busca de algo a mais. Ou será que é essa busca pelo algo a mais que motiva essas pessoas? Profissionais de sucesso querem ir além e fazem seu próprio caminho para alcançar seus objetivos.

Em uma pesquisa realizada pela Tekoare, descobrimos que aqueles vendedores acima da média sentem-se mais motivados quando recebem desafios e responsabilidades. E você, vai atrás dos desafios ou foge deles? Se quer se destacar, você não pode se contentar com o básico, precisa ir atrás de mais. Esses desafios farão você se sentir responsável pelo crescimento da empresa, e isso é um motivador e tanto.

Leia “Vendedor: você é um caçador de desafio?” e saiba mais

3 – MUDANÇAS BEM PLANEJADAS PODEM AJUDAR VOCÊ A ENCONTRAR SUA REAL MOTIVAÇÃO

Desmotivação que vem com frustração, ansiedade, falta de vontade de acordar e dar o seu melhor no trabalho. Esses são sintomas de que sua carreira corre perigo e que você precisa parar para pensar se está na função, na empresa ou na profissão que deveria.

Nesses momentos, a vontade é jogar tudo pro alto. Mas antes de “chutar o balde” e ir em busca de coisas novas, é bom avaliar se é realmente o seu emprego ou sua empresa que está fazendo você sentir-se desmotivado.

Muitas vezes, a raiz do problema está em outra coisa. E aí, você muda e nada melhora.Por isso, é preciso planejar muito bem as mudanças para que elas surtam o efeito desejado. Conte com a ajuda de bons profissionais nessa área, como o Coach, para orientar você nesse caminho.

Saiba mais no texto “Carreira: saiba o que fazer quando chegar a hora de mudar”.

4 – DETERMINAÇÃO E FORÇA DE VONTADE FAZEM VOCÊ SE MANTER MOTIVADO

dicas de um atleta a um vendedor

Além de saber o que motiva você, determinação e persistência para continuar motivado são ingredientes fundamentais nesse sentido.

No meio do caminho, sempre surgirão dificuldades. O consultor de vendas da Tekoare, Diego Rocha, sentiu isso na pele quando participou de uma corrida em que houve vários erros da organização que prejudicaram seu desempenho. Mas, por conta de seu perfil de vendedor, ele conseguiu superar essas dificuldades e completar a prova.

Ele conta que, nas dificuldades, é preciso sempre lembrar do que fez você chegar ali, da sua preparação até aquele momento, para ter força para continuar. “Na minha prova, lembrei-me da preparação, coloquei o foco no resultado que almejava, tive frieza, resiliência e força de vontade. Tudo o que aprendi e vivo diariamente como vendedor”.

Saiba mais no texto “Lições de um vendedor para um atleta”.

5 – METAS COM LIDERANÃ SÃO FUNDAMENTAIS PARA A MOTIVAÇÃO DA EQUIPE

Apesar da motivação vir de dentro, os líderes têm papel fundamental na motivação da equipe. Eles não vão “motivar” os profissionais, eles irão ajudá-los a encontrar a motivação que os fará evoluir.

Seja dando mais responsabilidades e desafios, ou mesmo estabelecendo metas para seus vendedores. Mas, é claro, não adianta apenas dar as metas, responsabilidades e desafios, é preciso que o líder exerça seu papel de liderança, orientando e impulsionando as competências e habilidades de cada um dos vendedores dando um caminho possível e mostrando que aquela meta é alcançável. Do contrário, as metas e responsabilidades terão efeito reverso e vão desanimar os profissionais.

Saiba mais no vídeo “Metas de vendas: tudo o que você precisa saber”.

Agora é com você! Pense bem sobre todos esses fatores e avalie se você é alguém motivado e, se ainda não, o que falta para que isso aconteça.

Boa reflexão!





0 comentários em "Cinco reflexões sobre Motivação em Vendas"

Deixe seu comentário!

Comentar