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Atendimento Vende?


Post de Claudio Diogo em 17/06/14 | Comenários: 0

Estes dias atendi o pessoal de produção de conteúdo de uma grande rede de varejo. Eles queriam fazer uma entrevista comigo sobre vendas e atendimento.

A primeira pergunta foi clássica:

– Professor, atendimento ao consumidor vende? 

Minha resposta mudou o rumo da nossa conversa; respondi:

– Não. Atender o consumidor não vende. É só atender. 

Diante da perplexidade do repórter, tive que explicar…

Quando um cliente se dirige a um ponto de venda, está com um produto em mente – mesmo que não seja para comprar imediatamente.

Ninguém entra em uma loja para passear. Todos temos em mente um desejo, um sonho, uma pesquisa, uma curiosidade, uma necessidade… isso é que nos move para dentro de uma loja.  

Mas muitas vezes o cliente não sabe exatamente qual o produto certo para sua necessidade – lembre que o cliente só tem razão… quando tem razão! 

O papel de um profissional de vendas não é só atender, é muito mais que isso, é entender o cliente e ajudá-lo a encontrar o melhor caminho.

Trocando a palavra “atender” por “entender” fazemos com que a venda se torne uma ação maravilhosa e contagiante.

Profissionais que vão além do atendimento ajudam pessoas a tomar a melhor decisão e ainda complementam a venda com produtos que possam melhorar a utilização do produto principal.

E isso significa maiores ganhos para as duas partes.

OS NAMORADOS E AS LIÇÕES DE ATENDIMENTO

atendimento vende

Minha filha me contou o caso de uma amiga que tinha um namorado muito bom. Fazia tudo que ela pedia.  

Atendia a tudo; tanto que numa madrugada chuvosa e fria ela ligou para ele e, doida por chocolate, pediu que ele fosse lhe comprar uma caixa de bombons.

Acredite: ele foi!

E todas as vezes que ela pedia, ele atendia seus pedidos.

Até que um dia apareceu um garoto que lhe entregou chocolates e flores sem ela pedir. É o atual namorado dela.

Ele antecipou uma necessidade que nem mesmo ela sabia que teria.

Ou seja, só atender a um pedido do cliente é muito pouco; devemos conhecê-lo profundamente, para, aí sim, anteciparmos e superarmos suas necessidades.

Isso faz vender.

claudiodiogo-1Agora pensei aqui comigo: quantos leitores meus vão, imediatamente, comprar uma caixa de bombons para sua esposa?

Cuidado. Só atender é pouco.

Claudio Diogo

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