Quer aprender a vender mais?
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
FECHAR

A história da História


Post de Claudio Diogo em 20/07/14 | Comenários: 0

Todas as vezes que visitei alguma empresa nos Estados Unidos observei que o primeiro lugar a que me levam é o seu museu. Independente do tamanho delas – pode ser uma pequena sala ou um grande galpão – ele sempre esta lá; abrigando a história da empresa.

Isto me fez lembrar de uma frase que meu pai falava: “Quem não sabe de onde veio, dificilmente saberá dizer para onde vai”.

Mas observo que a história da empresa é pouquíssimo valorizada em nosso país. Nos últimos anos tenho sido recontratado por clientes para suas comemorações de aniversário. São dez anos dali, trinta anos daqui e alguns com até 100 anos; e todos estes anos pouco conhecidos e explorados.

Nestas convenções observo que os participantes assistem a algum filme que passa a história da empresa com algumas fotos corroídas pelo tempo e termina com imagens dos atuais modernos equipamentos.

Percebo claramente que hoje a maior preocupação dos lideres é criar uma cultura de propósito, mas poucos entendem que a fina compreensão do passado é uma das ferramentas mais poderosas para se moldar o futuro. Muitas vezes a história de uma empresa pode explicar os reais valores de um produto. 

history

Gosto de reafirmar que com um propósito, um produto acaba se tornado valoroso na mente da equipe comercial.

Lembrar e defender “quem somos” faz com que todos busquem uma causa comum. Na minha opinião, isto é imbatível em termos motivacionais.

As pessoas, quando tomam decisões – sejam elas para o presente ou para o futuro -, baseiam-se no histórico de suas experiências passadas. Uma empresa quando tornar viva sua história para seus colaboradores consegue: o envolvimento das pessoas, explicar mudanças, aprender com experiências passadas, fortalecer culturas, inspirar os caminhos futuros e até resolver problemas.

Observe que quando queremos resolver um problema nos perguntamos: Como solucioná-lo?

Quando uma empresa tem sua história como base conceitual a pergunta é: Como chegamos até aqui? E assim fica mais fácil entender a solução, afinal, ela vem de dentro da empresa, é cultura!

E quando esta cultura está introjetada na mente das equipes de vendas, conseguimos facilmente explicar: estamos aqui por estes motivos e é para lá que precisamos ir.

Isto está sendo tão bem visto que as empresas, por saberem que defendo o poder da “história organizacional” como ferramenta de coesão e sucesso, têm me procurando para incluir nas palestras segmentos que falem da sua história e proporcionem um evento personalizado e focado.

MAS COMO UMA EMPRESA PODE FAZER ISSO?

Destaco cinco passos para quem quer explorar sua história e fornecer ferramentas de sucesso às suas equipes.

  1. Realize um levantamento baseado nos valores e na visão da sua empresa. Procure entender os motivos que levaram ela a ser criada e as causas que foram defendidas até aqui;
  2. Faça um relatório cronológico da história da empresa garimpando histórias, entrevistando ex-funcionários, clientes, funcionários mais antigos. Seja meticuloso;
  3. Busque nos arquivos antigos objetos, marcas, pastas, produtos fora de linha, contratos, propostas, fotos, folders, tabelas de preço, logos de clientes, etc. Procure histórias que expliquem a história da empresa. Encontre um local para armazenar e expor tudo isso;
  4. Traduza estas histórias para entender e explicar motivos que possam levar as pessoas da empresa e seus clientes e se envolverem e valorizarem estas histórias;claudiodiogo-1
  5. Crie um modelo para avaliar as histórias e de que forma elas podem influenciar as estratégias da empresa daqui por diante. Crie uma forma perene de alimentação disso tudo.

E lembre que olhando para trás conseguimos descobrir uma fonte inesgotável de histórias capazes de motivar as equipes e fazer com que elas justifiquem o valor dos seus produtos. É apaixonante ver um vendedor defendendo com todas suas forças a história e os valores de uma empresa.

Claudio Diogo

Quer promover um evento cheio de história e de conteúdo na sua empresa? Contrate uma palestra de Claudio Diogo. Ela vai garantir que seu produto/serviço se torne valoroso na mente da sua equipe comercial e, assim, você com certeza vai vender cada vez mais – e melhor. Entre em contato conosco pelo telefone (41) 3343-2819 ou pelo e-mail contato@tekoare.com para saber mais.

 

Veja também:





0 comentários em "A história da História"

Deixe seu comentário!

Comentar