Quer aprender a vender mais?
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
FECHAR

7 filmes que todo líder deveria assistir


Post de Claudio Diogo em 30/08/13 | Comenários: 0

O dia a dia de um líder de equipe não é nada fácil. É preciso escolher muito bem os profissionais que vão fazer parte do seu time, gerenciar cada integrante de forma individualizada e estar sempre pronto para atender as necessidades das pessoas que fazem com que sua empresa aconteça. Assim, para dar conta de tudo isso é essencial buscar aperfeiçoamento constante.

Pensando em ajudá-lo a ser um líder cada vez melhor, recorremos à tela do cinema. Reunimos vários filmes que trazem boas lições para os líderes que nos acompanham (e para quem deseja ocupar cargos de liderança no futuro) e pedimos que a nossa coach Ana Artigas desse algumas dicas para você aproveitar melhor esta seleção.

Separe a pipoca, acomode-se e anime-se para assistir as indicações de hoje (semana que vem tem mais!).

sociedade-dos-poetas-mortos_cartaz_220x283*Sociedade dos Poetas Mortos (1989) e Nascido para Matar (1987):

Esses dois filmes falam sobre liderança, estilo de líder e a influência de grandes líderes na performance de um grupo.

Nascido Para MatarO primeiro conta a história de um professor de poesia nada ortodoxo que trabalha em uma escola preparatória para jovens onde predominam valores tradicionais e conservadores (tradição, honra, disciplina e excelência). Com talento e sabedoria, o professor, interpretado por Robin Williams, inspira seus alunos a perseguir suas paixões individuais e tornar suas vidas extraordinárias. Tem excelentes lições tanto para líderes quanto para liderados.

Já o segundo fala sobre a Guerra do Vietnã e mostra a desumanização entre os fuzileiros navais dos Estados Unidos, que enlouquecem no rígido treinamento físico e também no campo de batalha. Uma linha de raciocínio completamente oposta à primeira indicação, mas que também reúne boas lições.

*Gênio Indomável (1997):

genio indomavelAvaliação de performance, avaliação de potencial e coaching são alguns dos temas trabalhados neste filme que conta a história de um jovem rebelde, com algumas passagens pela polícia, que trabalha como servente em uma universidade de Boston e revela-se um gênio em matemática quando um professor desafia os alunos a resolverem um teorema.

Por determinação legal, o rapaz precisa fazer terapia e ter aulas de matemática, mas nada funciona, pois o jovem debocha de todos os analistas até que aparece um que reverte esse panorama e consegue tirar o que há de melhor do jovem.

Excelentes exemplos para os líderes que desejam acompanhar de perto o desenvolvimento de seus liderados.

*Bagdad Cafe (1987) e Mudança de Hábito (1992):

poster_bagdad_cafeAmbos os filmes tratam a questão da gestão da mudança e do papel do agente de mudança.

O primeiro conta a história da turista alemã Jasmin, que após uma briga abandona o marido na estrada e em uma caminhada pelo deserto do Arizona chega ao posto-motel Bagdad Café. Recebida com aspereza pela dona do local, que acabou de colocar o marido para fora de casa, a protagonista aos poucos se acostuma com os clientes e hóspedes do motel.

mudanca-de-habitoNo segundo, a protagonista, uma cantora de cassino, presencia o assassinato de um dos funcionários. Após relatar à polícia o ocorrido, a personagem (interpretada por Whoopi Goldberg) é inserida no programa de proteção a testemunhas e enviada a um convento.

Lá, se vê obrigada a seguir as regras – das quais não era nada habituada – e acaba se tornando regente do coral das irmãs. Em pouco tempo, o coral passa a chamar a atenção da comunidade e traz retorno financeiro ao convento que antes estava prestes a fechar.

*Advogado do Diabo (1997):

advogado do diaboO filme traz uma boa discussão sobre ética e ambição profissional. Narra a história de um jovem advogado que nunca perdeu um caso em sua vida profissional até que recebe uma excelente proposta de uma grande firma de advogados de Nova York.

Contra vontade de sua mãe, ele parte para a cidade grande acompanhado de sua esposa que depois de um tempo começa a perceber que algo sórdido se esconde sob a fachada respeitável do escritório que seu marido representa. O marido, porém, não dá bola, pois está envolvido em um caso novo: um milionário está sendo acusado de matar a esposa, o enteado e uma criada, e cabe a ele defendê-lo. Durante o processo, o jovem advogado descobre, aos poucos, que seu chefe possui um outro lado, assustador, mas já é tarde demais.

*Anjos da Vida (2006):

anjos da vidaO filme ressalta qualidades como força, direção e competência da liderança, qualidades que fizeram com que os personagens acreditassem em seus potenciais e se destacassem profissionalmente.

Após acidente durante um resgate da guarda costeira americana, Ben Randall é o único sobrevivente em sua equipe de mergulhadores. Agora, ele reavalia sua vida e é enviado ao centro de treinamento da guarda para treinar jovens candidatos, entre eles está o rebelde Jake, seu maior desafio. Em sua 1.ª missão de resgate, nas turbulentas águas do mar de Bering, no Alasca, o aluno aprende o que é realmente arriscar tudo no trabalho.

Agora é com você. Decida quando vai assistir cada um destes filmes e aprimore suas qualidades como líder com a ajuda destas histórias e personagens.

Sucesso!





0 comentários em "7 filmes que todo líder deveria assistir"

Deixe seu comentário!

Comentar