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5 dicas para engajar sua equipe de vendas


Post de Claudio Diogo em 7/10/13 | Comenários: 0

Eu respiro vendas 24h por dia há mais de duas décadas. Nesse período, vendi, liderei equipe de vendas, palestrei para vendedores, treinei vendedores, prestei consultoria para pequenas, médias e grandes empresas… enfim, fiz de tudo um pouco; um pouco de tudo.

Desempenhando todos esses papéis pude ver de perto organizações de diferentes setores e portes lidando sempre com os mesmos problemas e enfrentando as mesmas dificuldades para resolvê-los. Notei, por exemplo, que um dos maiores empecilhos para o sucesso de uma equipe de vendas é a falta de engajamento dos vendedores com as causas da organização que eles representam e dos produtos/serviços que vendem.

Sabendo disso, passei a observar o que fazem as empresas que não sofrem desse mal. Com elas, aprendi uma série de lições que apresento aqui para você hoje. Seguindo este roteiro simples engajar sua equipe será muito mais fácil.

Acompanhe meu raciocínio.

Chegou a hora de engajar sua equipe de vendas!

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Criar mecanismos criativos e estratégicos para aproximar o líder, a equipe e as metas da empresa é fundamental para superar este problema. Minhas dicas para você conseguir isso são estas:

1- Crie um menu de incentivos e benefícios

É importante que o líder tenha em seu portfólio de premiação a possibilidade de oferecer a sua equipe diversos pacotes alternativos de remuneração e beneficios. Assim, permitirá que cada vendedor escolha o que mais lhe agrada. Ao fazer com que cada profissional escolha e projete seu próprio sistema de atingimento de metas o líder pode oferecer recompensas capazes de atrair todos os vendedores ao invés de apenas alguns.

2 – Crie um manual de planejamento para seus vendedores

Ao trazer um novo integrante para a equipe o líder deve apresentar e caracterizar os tipos de concorrentes, suas políticas, produtos e o quanto a sua organização está próximo deles no que tange aos resultados obtidos e aos objetivos a serem alcançados. É fundamental contar com uma planilha de comparação para que o vendedor possa planejar seus resultados e estabelecer suas metas individuais.

3 – Treinamentos contínuos são sinônimos de lucros contínuos

Treinar equipes, independentemente de seu tamanho, é um dos indicativos de sucesso. Os ganhos são claros: ambiente positivo e de alto astral, vendedores mais seguros, clientes mais satisfeitos, menor rotatividade de funcionários, giro mais alto de mercadorias, maior faturamento, maior reconhecimento e mais ganhos para todos. Treinar vendedores é isso! Buscar o sucesso em vendas por meio de ações simples com base nos temas importantes do dia a dia da equipe.

4 – Interligue experiências, expectativas e resultados

As equipes de diferentes grupos de atividades devem se reunir para compartilhar papéis e objetivos de modo que essa interação provoque insights criativos. Os integrantes da equipe vão se surpreender quando conhecerem atividades tão ou mais desafiadores que as suas próprias.

5 – Segmente as cotas de vendas por território

Indicar os pontos fortes e fracos da estrutura de vendas é uma das boas razões de as cotas de vendas existirem. Quando são estabelecidas cotas exatas para cada território, a gerência de vendas pode determinar a extensão do desenvolvimento territorial pelo simples fato de a cota ter sido alcançada ou não.

Simples, não? Pois é, mas é simples assim que você inicia uma mudança dentro da sua empresa no que tange ao engajamento da equipe.

claudiodiogo_releaseQue tal tentar?

Sucesso e boas vendas,

Claudio Diogo.

 

Enfrenta este e outros problemas que prejudicam sua lucratividade? Entre em contato com a Tekoare pelo telefone (41) 3343-2819 ou pelo e-mail contato@tekoare.com para saber como nossa equipe pode ajudá-lo a mudar esse panorama.

 

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