Quer aprender a vender mais?
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
FECHAR

4 dicas para você começar a dividir tarefas e vender mais


Post de Claudio Diogo em 20/11/13 | Comenários: 0

Hoje quero falar com os líderes de vendas. Aqueles profissionais que muitas vezes não gostam de dividir tarefas porque “prefiro que seja do meu jeito”.

Delegar tarefas é parte do seu papel de líder. E delegar tarefas não apenas vai ajudar a melhorar o seu próprio desempenho (delegando atividades simples, por exemplo, você terá mais tempo para as complexas, estratégicas), como ajudará a melhorar o da equipe também. Entenda onde quero chegar…

O líder que não lidera

4-dicas-para-voce-comecar-a-dividir-tarefas-e-vender-maisAlguns gestores não delegam tarefas para outros profissionais por acreditarem que seus colaboradores não serão tão capazes de cumprir aquelas atividades quanto eles próprios. Mas, espera aí: não é o papel do líder orientar os membros de seu time?

Se você é um gerente centralizador, não dá oportunidade para que a sua equipe cresça profissionalmente. O verdadeiro líder passa o conhecimento e dá ferramentas para que seus colaboradores aprendam cada vez mais – com quem os lidera e por eles próprios.

Pois é, ser centralizador não tá com nada. Porém, se você é assim e lendo este artigo até aqui percebeu que precisa mudar a boa notícia é: ainda dá tempo. Estas dicas vão ajudar…

4 dicas para você começar a dividir tarefas e vender mais

1) Faça uma comunicação clara

Comece explicando aos membros da sua equipe o que você quer que eles façam, qual é o prazo de entrega e quais são os resultados finais esperados. Depois, apresente os motivos pelos quais essa tarefa é importante, de que forma ela está prevista no planejamento geral da empresa e assim por diante. Seja bem claro e objetivo e deixe espaço para que outros profissionais também façam perguntas, confirmando se realmente entenderam a sua mensagem. Isso vai ajudar no entendimento de todos e facilitar seu trabalho.

2) Estabeleça padrões para mensuração

Esses padrões servirão tanto para que você analise o desempenho da equipe quanto para que os próprios profissionais avaliem suas atuações e saibam se estão indo bem ou não. Portanto, não basta, por exemplo, apenas dizer ao vendedor que ele precisa fazer 50 ligações. Explique qual é a taxa de conversão esperada dessas ligações, a média de tempo, entre outros fatores. Se os padrões do profissional ficarem acima, ótimo, hora de pensar em novos parâmetros. Se ficarem abaixo é hora de conversar e analisar o que aconteceu. Porém, sem esses padrões, você não conseguirá determinar se a tarefa foi bem ou foi mal.

3) Dê autoridade

Dar autonomia para que os profissionais executem as tarefas é a melhor maneira de incentivar o aprendizado e testar a capacidade deles. Não é só a liberdade de atuação que contribui para o bom desempenho, o senso de responsabilidade sobre aquela atividade vai fazer o colaborador se esforçar para executá-la da melhor maneira possível. É a construção da confiança entre o líder e o liderado. 

4) Ajude sempre que preciso

Dê liberdade, mas também dê espaço para que o profissional sinta-se à vontade para procurá-lo pedindo ajuda. Caso isso aconteça, não caia em tentação e faça por ele. Dê o apoio e a orientação necessária para que o colaborador possa executar (e aprender) por conta própria.

claudiodiogo_releaseDa próxima vez que pensar “vou fazer do meu jeito para sair bem feito”, lembre-se das dicas que dei nesse artigo. Se duas cabeças pensam melhor que uma, duas cabeças também vendem mais que uma.

Bom trabalho em equipe e boas vendas!

Claudio Diogo

 

 





0 comentários em "4 dicas para você começar a dividir tarefas e vender mais"

Deixe seu comentário!

Comentar